fbpx
 

 

No Rio de Janeiro, a partir do mês que vem, quem jogar lixo na rua vai ser multado. Mas muita gente reclama que é difícil jogar lixo no lugar certo.

Um aluno de design foi desafiado pela professora a criar o recipiente perfeito para o lixo no Rio.  Augusto juntou papeleira com lixeira. O projeto ganhou no ano passado um dos mais importantes prêmios internacionais, o da Associação Americana de Designers Industriais.

“Dentro de uma lixeira só, ter esta lixeira que se destaca, tem esta mobilidade, e o outro separa o coco em um lugar diferente do resto do lixo, para facilitar essa coleta e aproveitar ele melhor”, Augusto Ribeiro, estudante de design.

Por enquanto, o projeto do Augusto ainda não saiu do papel. Aliás, o que não falta é projeto para a lixeira ideal.Para cidades grandes, como o Rio de Janeiro, talvez um só tipo de lixeira para pequenos resíduos do dia a dia não seja o suficiente. Vários modelos diferentes estão sendo testados pela companhia de limpeza. Alguns deles transformam problema em solução.

A coleta do coco é dor de cabeça para a maioria das cidades onde o consumo da água da fruta é alto. Custa caro aos cofres públicos pelo tamanho e pelo peso. No Rio não é diferente. Mas a casca virou matéria-prima para equipamentos importantes na limpeza pública.

Aluno de design

http://bit.ly/11HWNr4