fbpx

Dica C do Dia • Malhando o CÉREBRO?

Nossa criatividade pode ser treinada? É um dom, a pessoa nasce criativa ou pode desenvolver ao longo da vida? Criatividade tem a ver com a estrutura cerebral? Criatividade tem hora?
Muitas perguntas que giram em torno de um assunto um tanto quanto curioso. Acho curiosidade uma palavra excelente para falar de criatividade.

Nosso cérebro pode ser considerado uma grande massa de ideias. Esta massa é dividida em pequenas partes e cada uma torna-se responsável em processar ou gerar uma informação.  Por exemplo, o Giro Angular desempenha um papel muito importante no processamento de idiomas e dados matemáticos, já as Estruturas Subcortiais estão conectadas a nossa respiração, sensibilidade, regulação da consciência e do sono.

Bom, tanta explicação cult para falar da criatividade…

A criatividade pode ser estimulada pelo cérebro. A pessoa que é super metódica não precisa se preocupar, basta ter um momento de inspiração e treinamento que a criatividade pode florescer. Um estudo com um grupo de jovens mostrou que após 3 meses brincando de tetris a criatividade já estava em um nível mais desenvolvido. Relaxe! Passeie! A criatividade não funciona sob pressão…
Transforme. Mudar ajuda o homem a pensar de formas diferentes, abrir a cabeça para pensar e refletir. E quando pensar fora da caixa pegue todas as ideias que surgiram, as mais diferentes e jogue tudo dentro de um liquidificador…misture tudo, na maior velocidade. Dê boas gargalhas, daquelas demoradas de tanta besteira que vai sair… pode rir, e depois de dar aquela gargalha que faz o olho lacrimejar pode ter certeza que seus motores cerebrais estarão aquecidos para uma grande ideia criativa.

Para concluir, uma pergunta: Quem nunca ouviu falar que as cores afetam o estado mental do ser humano? Pois é, já me questionei por que todos os fast foods são vermelho e amarelo…será verdade que o vermelho abre o apetite e amarelo chama atenção?
Com a criatividade também existe um mito, ou uma verdade… o vermelho estaria ligado a memória e o azul parece ajudar a criatividade…

Imagine agora se pintarmos as paredes das agências de publicidade de azul… que perigo!